(11) 3024-3100

Avaliação ambiental na empresa de aviação comercial

Nome do Cliente: Confidencial

Realizado em: 2013

Com o intuito de regularizar sua condição junto aos órgãos de controle e fiscalização, foi realizada uma investigação detalhada associada a avaliação de risco a saúde humana e plano de intervenção em área ocupada por uma empresa de aviação comercial instalada no Aeroporto de Congonhas.

A empresa ocupa esta área desde meados de 2001, tendo sido verificado uso histórico na área e em seu entorno, por outra empresa de aviação, onde foram desenvolvidas atividades similares as atualmente desenvolvidas.

De acordo com os resultados obtidos, verificou-se a ocorrência de concentrações na água subterrânea em valores superiores aos padrões ambientais adotados, e que apesar de se ter utilizado poços de monitoramento instalados fora da área de investigação, por terceiros, a pluma encontra-se aberta em pontos específicos, sendo necessária a complementação da rede de monitoramento.

Além disto, verificou-se a ocorrência de risco em área vizinha à área ocupada pela contratante, onde historicamente foram desenvolvidas atividades de suporte à aviação. Neste local, esta sendo desenvolvida investigação ambiental, sob responsabilidade do responsável legal pelo gerenciamento da área.

Com o intuito de definir as responsabilidades a cerca do complemento dos trabalhos e a promoção da remediação na área onde foi observado o risco, promoveu-se uma reunião entre o usuário da área e o responsável legal pela a área vizinha, chegando-se ao acordo de que o usuário deverá promover as ações recomendadas no plano de intervenção com relação à área que ocupa. E o responsável legal, pelas demais ações a serem implementadas no restante da área.

Veja também

Solicite uma proposta