(11) 3024-3100

Avaliação Ambiental Preliminar e Investigação Confirmatória em Campinas SP

Nome do Cliente: Confidencial

Realizado em: 2013

Os trabalhos desenvolvidos em uma antiga  área indústrial localizada na cidade do de Campinas (SP), tiveram por objetivo:

- Avaliar o histórico da área de interesse, a fim de identificar as áreas com potencial (AP) ou suspeita (AS) de contaminação, bem como confirmar ou não a ocorrência do impacto ambiental proveniente das atividades históricas desenvolvidas na área, relativa a atividades de desengraxe e esmaltação, visando à solicitação do Parecer Técnico para desativação do processo, com base nos procedimentos CETESB e ABNT.

A área encontra-se desativada, caracterizada por um terreno de aproximadamente 1.346,31 m². Em meados da década de 80 funcionava no local um depósito de material para Indústria Química, o qual se manteve no local até o período de 2003, posteriormente foi vendida a área para outra companhia, que utilizava a área para as mesmas atividades.

A Investigação Preliminar indicou a presença Foram classificadas 4 áreas como suspeitas de contaminação a) Galpão de Expedição (retoque produto); b) estoque de Produto Finalizado; c) AS-03 – Área de Esmaltação (forno e estufa) e d) AS-04 – Área de Lavagem (tanques).

Para cada uma destas áreas realizadas sondagens para coleta de solo e  posteriormente instalação de poços de monitoramento para coleta de água subterrânea para análise de metais, VOC, SVOC e TPHfp. Os resultados das análises químicas realizadas nas amostras de água subterrânea evidenciaram a presença de substâncias pertencente ao grupo dos Metais (Alumínio, Bário, Boro, Chumbo, Cobalto, Cromo, Ferro, Manganês, Níquel e Zinco) com concentrações superiores ao valor de Intervenção recomendado pela CETESB e ao valor de Potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/2011.

Desta forma o Modelo Conceitual Confirmatório indicou a possibilidade da contaminação por metais serem provenientes dos processos de esmaltação e lavagem, anteriormente desenvolvidos na área. Entretanto, não foi descartada a hipótese de que a identificação destes metais podem ter contribuição das condições naturais da área em questão, relacionados ao contexto geológico, geoquímico e hidroquímico da área ligadas ao fator físico intemperismo. Sendo assim, foi proposta a Investigação Detalhada seguida da Avaliação de Risco a Saúde Humana para validação das hipóteses.

Veja também

Solicite uma proposta