(11) 3024-3100

Avaliação Ambiental Preliminar no Aeroporto

Nome do Cliente: Confidencial

Realizado em: 2013

Com o intuito de regularizar a licença de um aeroporto em São Paulo, junto à Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foi solicitada a elaboração de uma Avaliação Ambiental Preliminar considerando os locais ocupados pelas empresas de aviação executiva e comercial, além das áreas onde são desenvolvidas atividades de suporte ao aeroporto, como oficina mecânica e geração de energia. Foram excluídos o terminal de passageiros, além de pistas de pouso, decolagem e taxiamento.

O projeto teve como objetivo o levantamento de áreas com potencial de contaminação, além da verificação das condições operacionais das atividades desenvolvidas no interior do sitio aeroportuário.

Para isto contou com a colaboração de 16 empresas sendo realizada a verificação de documentos, vistoria de áreas e entrevistas com atuais e antigos funcionários, promovendo o resgate de parte da histórica operacional das empresas de aviação.

Como resultado, verificou-se que as empresas de aviação reportam o desenvolvimento de hangaragem de aeronaves próprias e de terceiros, manutenção leve e lavagem a seco de aeronaves, atividades consideradas como de baixo potencial de impacto ambiental.

Verificou-se ainda que em função de atividades operacionais iniciadas em 1936, ano em que o Aeroporto foi inaugurado, foram identificadas áreas contaminadas e já com GAC implementado, e outras com suspeita de contaminação, tendo sido recomendado o desenvolvimento de investigação ambiental.

Veja também

Solicite uma proposta