(11) 3024-3100

Investigação ambiental em uma grande empresa de comunicação

Nome do Cliente: Confidencial

Realizado em: 2013

Os trabalhos desenvolvidos para de Comunicação, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), tendo como área de interesse, a região do tanque subterrâneo que armazena óleo diesel utilizado nos geradores da empresa, linhas subterrâneas de abastecimento que vão do tanque aos geradores, bem como antiga área do tanque subterrâneo de diesel, teve por objetivo:

- estabelecer uma política ambiental tecnicamente correta na área de interesse, compatibilizando o trabalho com as exigências legais segundo o disposto na Resolução nº44 do CONEMA e Resolução nº 420 do CONAMA, a fim de garantir a utilização segura da área em questão, durante a retirada de tanque e novas instalações previstas para o local.

A Investigação Detalhada indicou a presença de substância com característica volátil (Tolueno) com concentração superior aos limites de intervenção adotados em uma amostra de água subterrânea coletada no local em poço de monitoramento localizado a jusante do tanque subterrâneo de armazenamento de óleo diesel. A pluma de contaminação foi mapeada em plano vertical e plano horizontal, restringindo-se a área do empreendimento.

Foi verificada, presença de produto em fase livre em um poço de monitoramento com espessura menor que 0,005m, também mapeada e restrita a área de interesse.

Considerando o Modelo Conceitual de Exposição (MCE) os cenários válidos relacionados à inalação de vapores, não apresentou potencial situação de risco a saúde humana para os receptores Trabalhadores em Obras e Trabalhadores Comerciais avaliados.

Entretanto, devido às obras civis previstas para a área de interesse, incluindo a substituição do tanque subterrâneo, o plano de intervenção propôs:

- Medida de Remediação, visando o tratamento da água subterrânea bombeada para posterior para descarte.

Adicionalmente, foi proposta Medidas de Controle Institucional referente à restrição de uso de água subterrânea para consumo humano e Monitoramento Ambiental durante um período de 02 anos para Reabilitação da Área de Interesse.

Veja também

Solicite uma proposta