(11) 3024-3100

Investigação Detalhada, Avaliação de Risco e Plano de Intervenção na Indústria

Nome do Cliente: Confidencial

Realizado em: 2013

Os trabalhos foram desenvolvidos para a área, localizada no Bairro Vila Carioca, na cidade de São Paulo (SP), tiveram como objetivo complementar as investigações ambientais desenvolvidas anteriormente para a área de interesse, visando atender às demandas do órgão ambiental, bem como garantir o estabelecimento de uma política ambiental tecnicamente correta.

A Investigação Detalhada indicou a presença dos metais Alumínio, Ferro e Manganês, bem como de TPH Total e Tolueno, com concentrações superiores aos limites de intervenção adotados. As plumas de contaminação de Metais apresentaram configurações semelhantes, não sendo possível a delimitação vertical e horizontal completa. Considerando a caracterização da área de interesse, as concentrações de metais foram associadas ao contexto geológico, geoquímico e hidroquímico da área em questão ligadas ao fator físico intemperismo. O impacto por TPH Total e Tolueno apresentou-se no limite e fora da área de influência das potenciais fontes de contaminação da indústria.

Desta forma, a contaminação foi possivelmente relacionada a fontes externas à área de interesse, tais como galpões e posto de abastecimento de combustíveis, identificados a partir do levantamento de uso e ocupação do entorno.

Considerando o Modelo Conceitual de Exposição (MCE), o cenário de ingestão de água subterrânea, considerado válido para Trabalhadores em Obras Civis e avaliado hipoteticamente para Trabalhadores Comerciais e Residentes Adultos e Crianças, apresentaram potencial situação de risco à saúde humana em vista às concentrações de Metais e Tolueno superiores aos padrões de potabilidade da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

O plano de intervenção propôs Medidas de Controle institucional, referentes à averbação na matrícula do imóvel e restrição de uso de água subterrânea para consumo humano, e medidas de Monitoramento Ambiental durante um período de 02 anos para Reabilitação da Área de Interesse. Adicionalmente, foi proposto o adensamento de poços para mapeamento das concentrações de TPH Total e identificação da fonte de contaminação, bem como a instalação de poço multinível para delimitação vertical das plumas de contaminação.

Veja também

Solicite uma proposta