(11) 3024-3100

Plano de expansão e manutenção em linhas de distribuição

Nome do Cliente: Confidencial

Realizado em: 2013

Em atenção ao plano de expansão e manutenção em linhas de distribuição de energia de empresa do ramo de transporte ferroviário, foi realizada a contratação da TECNOHIDRO para o desenvolvimento de avaliação preliminar.

A avaliação preliminar, desenvolvida para 18 áreas, pré-definidas e distribuídas ao longo da via férrea, teve como objetivo identificar o desenvolvimento de atividades atuais e históricas que tenham o potencial de contaminação do meio.

Como resultado, verificou-se que as áreas selecionadas para manutenção, ampliação ou construção de novas áreas de suporte à distribuição de energia, situam-se às margens da linha férrea, que, de modo geral, estão instaladas desde o início do século XX. Identificou-se ainda que o maior potencial de impacto ambiental encontra-se relacionado ao gotejamento de óleo a partir das locomotivas que se deslocam pela linha férrea.

Em alguns trechos, observou-se ainda o potencial de contaminação a partir de atividades externas à área como o lançamento de resíduos sólidos ou esgoto ou mesmo em decorrência de contaminação a partir de áreas contaminadas situadas na vizinhança das áreas avaliadas, e que fazem parte do cadastro de áreas contaminadas disponibilizada pelo órgão ambiental competente.

Para as áreas com potencial de contaminação foi recomendado o desenvolvimento de investigação confirmatória.

Veja também

Solicite uma proposta