(11) 3024-3100

Identificação de Áreas Contaminadas

Identificação de Áreas Contaminadas

Identificação de áreas contaminadas é fundamental para preservar a qualidade do ar, solo e águas, entre outros
Garantir serviços de identificação e gerenciamento de áreas contaminadas é uma preocupação cada vez mais presente em todo o mundo, pois esse tipo de controle pode garantir a preservação de características importantes do meio-ambiente, além de evitar que a contaminação se torne cada vez maior e prejudicial.

Os serviços de identificação da contaminação em áreas como terrenos, instalações e edifícios, por exemplo, são os primeiros de uma cadeia importante para proteger a saúde das pessoas, meio-ambiente, além de um possível bem que possa ter sido instalado naquele local.

Por isso, é de extrema importância e interesse de todos que essas ações sejam desenvolvidas por profissionais qualificados e treinados constantemente, por meio de uma empresa eficiente e que conte com um processo eficiente.

Desde 2009, mais precisamente do dia 28 de dezembro deste ano, os procedimentos se tornaram ainda mais possíveis após a chamada Resolução CONAMA nº 420, pois houve realmente uma normatização. Assim se tornaram ainda mais claras as medidas que devem ser tomadas para reconhecer as especificidades das áreas contaminadas, assim como os impactos que elas já causaram, diagnosticando qual o seu ciclo natural e quais medidas devem ser tomadas para controlar tais impactos. Todas essas atividades devem ser pautadas e realizadas em etapas, pois cada fase serve de referência para a próxima e assim segue durante todo o procedimento, pois os profissionais começam a reconhecer as atualizações daquele tipo de meio tanto por causas naturais como também levando em consideração os efeitos das ações de identificação e remediação, entre outras.

No caso da identificação de uma área contaminada existe alguns padrões que são seguidos por todos os profissionais que atuam no segmento. Primeiro realiza-se um reconhecimento preliminar, depois da ação é preciso confirmar aquele primeiro diagnóstico, para depois detalhar ainda mais a situação, além de avaliar os riscos e desenvolver uma ação de reabilitação.

Um processo realizado corretamente pode evitar ou diminuir problemas importantes como o transporte da contaminação por diferentes meios que vão prejudicar a vida, pois se não cuidada da forma correta, os contaminantes podem influenciar na qualidade do ar, solo e das águas.

Veja também

Solicite uma proposta