(11) 3024-3100

Air Stripping

Processo físico de transferência de massa, considerada uma boa tecnologia disponível para tratar muitos compostos orgânicos voláteis (VOC's) presentes na água subterrânea contaminada. O sistema utiliza ar relativamente limpo para remover VOC's dissolvidos na água transferindo-os para a fase gasosa.

Uma configuração convencional de Air Stripping utilizado no tratamento de água subterrânea é a coluna de stripping. Nesta configuração, a água subterrânea contaminada é bombeada para o topo de uma coluna e, simultaneamente, ar limpo é soprado na base da mesma. O fluxo de ar promove transferência de meio, a água é distribuída no topo e, posteriormente, desce por gravidade. O fluxo de ar locado na base da coluna sobe por anéis que promovem o stripping no interior da coluna.

O processo de transferência de massa depende das características físico-químicas de cada contaminante, a temperatura da água, a taxa de ar/água, a superfície de contato ar/água na coluna e o fator de empacotamento dos anéis na coluna.

A aplicação de um sistema Air Stripping depende em grande parte das características dos contaminantes a serem tratados, sendo mais bem indicado para tratamentos de VOC's e compostos com concentração inferiores a (<200mg/L).

Os parâmetros que têm importância significativa no desempenho do sistema são as vazões de bombeamento; o fluxo de ar injetado na coluna e a concentração de contaminantes.

Retornar a lista de técnicas de Remediação Ambiental

Veja também

Solicite uma proposta