(11) 3024-3100

Investigação Confirmatória Ambiental

Os Projetos de Investigação Confirmatória Ambiental visam a compreensão qualitativa e quantitativa de áreas potencialmente impactadas ou com passivos ambientais.

Nesta etapa, são analisados os aspectos relativos ao meio físico (solo, água e ar) potencialmente contaminado e investigadas as características físico-químicas da contaminação (bem como o seu comportamento no meio ambiente), para enfim avaliar-se o dimensionamento do impacto ambiental, gerado a partir do processo operacional e produtivo da área de interesse.

A etapa de Investigação Confirmatória encerra o processo de identificação de áreas contaminadas, tendo como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade de se realizar uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar.

Dessa forma, os resultados obtidos na etapa de Investigação Confirmatória são importantes para subsidiar as ações do órgão gerenciador ou órgão de controle ambiental em apontar o responsável pela contaminação e os trabalhos necessários para solucionar o problema.

A contaminação em uma área é verificada basicamente através da coleta de amostras e análises de solo e/ou água subterrânea em pontos estrategicamente posicionados. Em seguida, deve ser feita a interpretação dos resultados das análises realizadas nas amostras, pela comparação dos valores de concentração obtidos com os valores de concentração estabelecidos em listas de padrões definidas pelo órgão responsável sobre o gerenciamento de áreas contaminadas.

Assim, se ao término da etapa de investigação confirmatória uma área for classificada como área contaminada (AC), torna-se necessário executar as etapas do processo de recuperação. Caso contrário, a área será considerada uma área potencialmente contaminada (AP), devendo permanecer em registro (tanto no cadastro como na ficha cadastral) aguardando novas informações. Ou então ela poderá ser excluída do cadastro, quando não for detectada a contaminação e/ou quando não existirem mais atividades potencialmente contaminadoras em funcionamento no local.

Veja também

Solicite uma proposta