(11) 3024-3100

Modelagem Matemática, GIS e Banco de Dados Ambientais

A Modelagem Matemática Analítica (ou numérico uni, bi e tridimensional de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes em meio saturado e não-saturado) pode ser aplicado em projetos de Avaliação de Risco, dimensionamento de sistemas de remediação, rebaixamento de aqüíferos em minerações, estabelecimento de perímetros de proteção para áreas sensíveis e na gestão de recursos hídricos regionais.

Para a definição da estratégia de Modelagem Matemática, inicialmente deve-se realizar a avaliação das características das fontes de contaminação e dos compostos químicos de interesse que possam afetar o transporte e atenuação natural no meio físico.

Os seguintes aspectos precisam ser avaliados para a definição da estratégia de Modelagem Matemática:

• Transporte do contaminante no meio físico;

• Particionamento do contaminante no meio físico;

• Transformações químicas do contaminante no meio físico;

• Transformações biológicas do contaminante no meio físico;

• Retenção e Retardação do contaminante no meio físico.

Alguns parâmetros necessários para o desenvolvimento, calibração e validação de modelos matemáticos usados para estimar o transporte e atenuação natural de contaminantes no meio físico são apresentados na Tabela 1.

Alguns parâmetros necessários a Modelagem Matemática podem ser encontrados em bibliografias disponíveis para consulta, porém deve-se dar prioridade à aquisição de valores específicos para a área de interesse.

Caso o modelo utilizado não seja sensível a um parâmetro em particular e exista um valor conhecido disponível na literatura para este parâmetro, então ele poderá ser utilizado. A determinação dos parâmetros obtidos especificamente para a área será função do tipo de Modelo Matemático utilizado. Ou seja, os parâmetros sensíveis ao Modelamento deverão ser específicos à área de interesse.

Solicite uma proposta