(11) 3024-3100

Diagnóstico de Intrusão de Vapores

Durante as etapas de investigação ambiental, é possível prever a ocorrência de gases e/ou vapores, como o metano, por exemplo, no solo avaliando as atividades históricas e/ou atuais da área em questão. Para identificar se há presença de gases e vapores provenientes da biodegradação de matéria orgânica depositada/armazenada ou de contaminação diversa, é realizado um diagnóstico ambiental com recursos específicos para a investigação de gases e vapores na região não saturada (acima do nível d’água).

Inicialmente, por meio de uma malha de soil gas survey (SGS), pode-se mapear a distribuição da massa de gás e/ou vapor de interesse. Identificada a presença de gases e/ou vapores, as concentrações apresentadas na malha de soil gas survey (SGS) orientam de forma qualitativa a instalação dos poços de monitoramento de vapores para coleta das substâncias químicas de interesse, a fim de avaliar quantitativamente e de forma tridimensional a dispersão das plumas de gases e vapores e a identificação dos compostos presentes na área de estudo.

Para garantir a qualidade da amostragem em relação às condições hidráulicas dos poços de gás instalados, testes denominados leak testing são realizados para verificação de possíveis vazamentos.

Veja também

Solicite uma proposta