Avaliação Preliminar
O que é avaliação preliminar?
A primeira etapa do GAC é a Avaliação Preliminar que analisa a potencial ocorrência de fontes primárias de contaminação ligadas a processos e atividades humanas. Nessa etapa são consolidas informações históricas da área em avaliação considerando os processos industriais, operacionais e de armazenamento, bem como mapas, plantas, fluxogramas, registros passados e presentes, que possam auxiliar na referida análise. Também são obtidas informações sobre adequações ambientais, licenças ambientais, e uso do solo e recursos naturais. De posse dessas informações a equipe de especialistas da TECNOHIDRO terá as informações necessárias para o desenvolvimento do Modelo Conceitual da Área (MCA) que será a base do Plano de Investigação Confirmatória que tem por objetivo obter em campo dados ambientais que confirmem ou não as suspeitas de fontes de contaminação que possam impactar o meio ambiente.
Investigação Confirmatória
Nessa etapa são executados trabalhos de campo visando a identificação de potenciais fontes de contaminação do solo associados aos processos produtivos e operacionais em análise. Por meio da execução de sondagens e amostragem de solo, instalação e amostragem de poços de monitoramento de água subterrânea, amostragem de água superficial e sedimento, instalação de pontos de monitoramento passivo de vapores, entre outras técnicas, é possível identificar as fontes de contaminação ambiental. Todas as atividades de campo executadas na etapa de Investigação Confirmatória devem ser direcionadas para os possíveis pontos de ocorrência de solo contaminado, água superficial e sedimentos impactados, com objetivo de obter as maiores concentrações das substâncias químicas contaminantes presentes na área em análise.
Investigação Detalhada
Nessa etapa são executados trabalhos de campo visando caracterização espacial do meio físico no qual a contaminação está presente, caracterização detalhada da contaminação considerando a delimitação tridimensional das plumas de contaminação na água subterrânea, delimitação da ocorrência do solo contaminado, identificação e delimitação da ocorrência de vapores orgânicos na zona não saturada do solo, e detalhamento de informações relativas ao uso e ocupação do solo dentro e fora da área em avaliação.
De posse das informações descritas acima e dos resultados analíticos laboratoriais obtidos para as amostras coletadas de solo, água subterrânea e vapor, a equipe de especialistas da TECNOHIDRO terá as informações necessárias para a atualização do Modelo Conceitual da Área (MCA) que será a base para o desenvolvimento da Avaliação de Risco à Saúde Humana, e em alguns casos, a Avaliação de Risco Ecológico.
Técnicas de investigação ambiental
Avaliação de fontes de contaminação ambiental
Sondagens
Realização de sondagens ambientais em áreas contaminadas
Instalação de Poços de Monitoramento
Instalação estratégica de poços de monitoramento de água subterrânea
Amostragem de solo, água e sedimento
Coleta e análise de amostras de solo, água, sedimento e outros compartimentos de interesse
Amostragem de Vapores
Instalação de poços subslab (contrapiso) e poços de monitoramento de vapor no solo subsuperficial
Técnicas de screening de Alta Resolução
Identificação e mapeamento de áreas potencialmente contaminadas com aplicação de técnicas de screening de alta resolução (RCPTU, MIP e ROST)

Estudo de Caso – Avaliação Preliminar
A Avaliação Preliminar foi conduzida visando iniciar o gerenciamento ambiental da área, assim como identificar possíveis fontes de contaminação de solo e água subterrânea associadas ao processo ao antigo processo industrial. A área de estudo está localizada no Centro, Osasco (SP), possui área total de 152.328,01 m² e área construída de 101.827,8 m², constituindo um condomínio logístico e industrial. A área possui um histórico de uso industrial ligado principalmente aos setores químico, têxtil, farmacêutico e logístico. Desde 1997, o complexo passou a abrigar uma variedade de empresas, incluindo indústria têxtil, gráfica, embalagens, metalurgia, eletroeletrônica, logística, distribuição de produtos médicos e reciclagem de resíduos. Atualmente, a área conta com aproximadamente 20 empresas com atuação nos citados setores.
O Modelo Conceitual da Área (MCA 1A) foi desenvolvido com a finalidade de identificas as áreas propensas à contaminação pelas atividades passadas e atualmente exercidas, assim como identificar as substâncias químicas inerentes aos citados processos industriais e logísticos. Como áreas de interesse para avaliação, duas áreas foram classificadas como Áreas Suspeitas de contaminação (AS) e 10 áreas como Áreas Potenciais de contaminação (AP), as quais foram a base para o desenvolvimento do Plano de Investigação Confirmatória que foi executado na etapa de Investigação Confirmatória.

Estudo de Caso – Investigação Confirmatória
Os trabalhos desenvolvidos para a área R. Faccina, localizada na cidade do de Campinas (SP), teve por objetivo:
– avaliar o histórico da área de interesse, a fim de identificar as áreas com potencial (AP) ou suspeita (AS) de contaminação, bem como confirmar ou não a ocorrência do impacto ambiental proveniente das atividades históricas desenvolvidas na área, relativa a atividades de desengraxe e esmaltação, visando à solicitação do Parecer Técnico para desativação do processo, com base nos procedimentos CETESB e ABNT.
A área encontra-se desativada, caracterizada por um terreno de aproximadamente 1.346,31 m², e foi utilizado pela R. Faccina de 2007 a 2012. Em meados da década de 80 funcionava no local um depósito de material para Indústria Química, o qual se manteve no local até o período de 2003, posteriormente foi vendida a área para a Metal Light, que utilizava a área para as mesmas atividades da R. Faccina.
Foram classificadas 4 áreas como suspeitas de contaminação a) Galpão de Expedição (retoque produto); b) estoque de Produto Finalizado; c) AS-03 – Área de Esmaltação (forno e estufa) e d) AS-04 – Área de Lavagem (tanques).
Para cada uma destas áreas realizadas sondagens para coleta de solo e posteriormente instalação de poços de monitoramento para coleta de água subterrânea para análise de metais, VOC, SVOC e TPHfp. As análises químicas indicaram Os resultados das análises químicas realizadas nas amostras de água subterrânea evidenciaram a presença de substâncias pertencente ao grupo dos Metais (Alumínio, Bário, Boro, Chumbo, Cobalto, Cromo, Ferro, Manganês, Níquel e Zinco) com concentrações superiores ao valor de Intervenção recomendado pela CETESB e ao valor de Potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/2011.
Desta forma o Modelo Conceitual Confirmatório indicou a possibilidade da contaminação por metais serem provenientes dos processos de esmaltação e lavagem, anteriormente desenvolvidos na área. Entretanto, não foi descartada a hipótese de que a identificação destes metais podem ter contribuição das condições naturais da área em questão, relacionados ao contexto geológico, geoquímico e hidroquímico da área ligadas ao fator físico intemperismo. Sendo assim, foi proposto a Investigação Detalhada seguida da Avalição de Risco a Saúde Humana para validação das hipóteses.


Estudo de Caso – Investigação Detalhada
Áreas industriais podem configurar fontes potenciais de contaminação do solo e água subterrânea. Um dos exemplos de diagnóstico dessas áreas é a Investigação Detalhada conduzida pela TECNOHIDRO® em uma planta industrial localizada no município de Americana/SP, cujo objetivo foi o de caracterizar e delimitar contaminações históricas de compostos dissolvidos na água subterrânea, além de atender às exigências técnicas da CETESB no âmbito do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC).
Durante a investigação detalhada, foi identificado solo contaminado e água subterrânea contaminada por compostos organoclorados, principalmente Tricloroeteno (TCE) e Tetracloroeteno (PCE), associados a uma antiga linha de produção industrial desativada. O mecanismo primário de liberação foi atribuído ao uso inadequado de solventes industriais, bem como a vazamentos em máquinas e equipamentos sem manutenção adequada, o que gerou consequente infiltração desses contaminantes no solo. A fase retida dos compostos orgânicos voláteis foi caracterizada como fonte secundária, com transporte preferencial dos contaminantes para a zona saturada do aquífero.
A investigação foi realizada por meio de sondagens ambientais, coleta de amostras de solo e água subterrânea, ensaios físico-químicos, análises químicas laboratoriais, e instalação de poços de monitoramento multiníveis, permitindo a distinção entre três níveis investigativos nas camadas de solo subsuperficial e contaminação. Adicionalmente, foram utilizados métodos de interpolação espacial e modelagem matemática de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes. A etapa de avaliação de risco a saúde humana foi conduzida utilizando as planilhas de risco da CETESB, para delimitar e estimar o risco a saúde do ser humano quando em contato com os contaminantes identificados.

Entre em contato conosco!
Conheça nossos serviços especializados em engenharia e geologia ambiental.
A TECNOHIDRO conta com especialistas altamente capacitados para desenvolver projetos que incluam todas as etapas do processo de gestão ambiental e gerenciamento de áreas contaminadas, bem como o planejamento de estratégias de natureza corretiva, preventiva ou ligada a certificações de qualidade.
Somos uma empresa brasileira de consultoria ambiental fundada em 1999, especializada em gerenciamento, diagnóstico, caracterização e descontaminação do meio ambiente.
Honestidade, integridade, organização, valorização das pessoas, espírito de equipe, superação, senso de prioridade, produtividade com qualidade técnica, respeito aos colaboradores, clientes e fornecedores.