TÉCNICAS FORENSES AMBIENTAIS

Técnicas Forenses Ambientais

A TECNOHIDRO® possui larga experiência na aplicação de técnicas forenses para identificação da origem e estimativa de tempo (age dating) de derramamentos dos hidrocarbonetos de petróleo.

A identificação de uma fonte de contaminantes, o momento da liberação e sua distribuição no subsolo são questões comuns em investigações ambientais. As técnicas forenses utilizadas para investigar estas questões incluem, em parte, a interpretação das fotografias aéreas e terrestres da área, análise e comparação dos dados químicos obtidos na área ao longo do tempo, da identificação da data em que um produto químico ou aditivo se tornou comercialmente disponível, modelos de degradação química, modelagem de transporte de contaminantes, análises de isótopos estáveis, padrões de intemperismo e biomarcadores.

Os marcadores ou biomarcadores biológicos são um dos grupos de hidrocarbonetos mais importantes no petróleo para identificação do óleo (fingerprint) e bastante utilizados nos estudos de investigação ambiental forense. São moléculas complexas derivadas de organismos anteriormente vivos. Os biomarcadores encontrados em óleos brutos, rochas e sedimentos apresentam poucas ou nenhuma alteração nas estruturas de suas moléculas orgânicas parentais ou os chamados precursores biogênicos (por exemplo, hopanoides, esteróis e esteróides) em organismos vivos.

Os biomarcadores podem ser detectados em baixas quantidades (ppm e nível de sub-ppm) na presença de uma grande variedade de outros tipos de hidrocarbonetos de petróleo pelo uso da cromatografia gasosa-espectrometria de massa (GC-MS).

Existem diversas técnicas forenses para determinar a idade da fonte de derramamentos de combustíveis, como fingerprint (identificação dos óleos) dos hidrocarbonetos de petróleo e análises históricas dos aditivos utilizados no combustível (OUDIJK, 2005). Cada método tem sua limitação, portanto os pesquisadores da área recomendam a aplicação de diferentes procedimentos para estimar a idade de ocorrência um derramamento de óleo no ambiente.

Dentre as diversas técnicas forenses existentes para determinação da idade da fonte de derramamentos de combustíveis e identificação das prováveis origens, as mais utilizadas pelos especialistas da TECNOHIDRO® são:

  1. Alcanos e Isoprenóides
  2. Intemperismo
  3. Biomarcadores
  4. Mistura Complexa Não – Resolvida (UCM)
  5. Razões Diagnósticas Para Alcanos e Isoprenóides
    • Índice de Intemperismo (WI)
    • Razão Diagnóstica de nC17 / Pristano e nC18 / Fitano
    • Razão Diagnóstica nC10 / nC20
    • Razão Diagnóstica Alifáticos Resolvidos / MCNR
  6. Razões Diagnósticas Para Terpanos e Esteranos
    • Razão Diagnóstica TS/TM
    • Razão Diagnóstica de Isomerização dos Homohopanos 22S/(22S+22R)
    • Razão Diagnóstica de Isomerização dos C28 abb/(abb +aaa) e C29 abb/(abb +aaa) esteranos
  7. Avaliação da Degradação da Fase livre (LNAPL)

eSTUDO DE cASO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam sit amet purus augue. Ut sagittis fermentum neque, eu imperdiet mi pellentesque quis.

ESTUDO DE CASO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam sit amet purus augue. Ut sagittis fermentum neque, eu imperdiet mi pellentesque quis.