
Introdução às Técnicas Forenses Ambientais
Introdução
As técnicas forenses ambientais são ferramentas utilizadas para identificar a fonte de contaminantes, o momento da liberação (estimativa de idade) e sua distribuição no subsolo.
Como é feita a aplicação das técnicas forenses ambientais?
A interpretação de fotografias aéreas e terrestres é uma técnica forense essencial para a identificação de fontes de contaminantes e sua distribuição no subsolo.
Por meio da análise de dados químicos e comparação ao longo do tempo, é possível identificar a data de liberação de um produto químico, aplicar as razões diagnósticas, biomarcadores e, até mesmo traçar modelos de degradação e transporte de contaminantes.


Análise e Comparação de Dados Químicos e Modelos de Degradação
As técnicas forenses utilizadas para investigar estas questões incluem, em parte, a interpretação das fotografias aéreas e terrestres da área, análise e comparação dos dados químicos obtidos na área ao longo do tempo, da identificação da data em que um produto químico ou aditivo se tornou comercialmente disponível (no presente estudo considera-se a data da adição de biodiesel ao óleo diesel através da Lei n° 11.097/2005), modelos de degradação química, modelagem de transporte de contaminantes, análises de isótopos estáveis, padrões de intemperismo e biomarcadores.

