Resumo técnico: Mitigação de vapores no Bergamais

Informações técnicas:

Cliente: Rede de Supermercados Bergamais

Projeto: Gerenciamento Ambiental do Supermercado Bergamais, para o Meio Físico Solo, Água subterrânea e Vapores

Período: 2010 a 2020

 

Relato do caso

O supermercado Bergamais, está localizado no Bairro Lauzane Paulista, zona norte da cidade de São Paulo, desde junho de 1985.

Anteriormente a instalação do supermercado, a área em questão foi uma área de mineração. Ainda hoje o contorno da pedreira pode ser observado pelo afloramento de rochas no limite do estacionamento.

Após o término das atividades da pedreira, a área foi utilizada pela Prefeitura de São Paulo como aterro, denominado na época como Aterro Lauzane Paulista, onde eram depositados, materiais de natureza diversas sem qualquer tipo de controle de engenharia.

O supermercado foi construído sob o aterro na década de 90, e no início dos anos 2000 a CETESB interveio solicitando estudos de caráter ambiental, de modo a prevenir riscos à saúde humana associados à contaminação por aterro e liberação de gases metano.

Diversos estudos foram produzidos para o Bergamais na década de 2000, quando a Tecnohidro assumiu o gerenciamento ambiental na área. Para o controle de intrusão de vapores foi proposto uma medida de remediação complexa, envolvendo a instalação de drenos em todo a extensão do supermercado, ligado à um sistema principal que puxa os vapores do solo e os libera de modo a evitar riscos de explosão.

Como principal produto, foi gerada uma grande malha de pontos de monitoramento de gases e vapores, para controle do metano e dos limites de explosividade associado ao composto. Após a instalação, foram realizadas diversas campanhas para acompanhamento de eficácia do sistema. Até hoje o supermercado opera com esse sistema ligado.

Os principais equipamentos utilizados na execução da investigação foram: 

  • Analisador de gás modelo GEM2000 fabricado pela LANDTEC; 
  • Amostrador de água de subterrânea, tipo Bailer
  • Amostrador de solo, com amostrador descartável de polietileno (liner); 
  • Sondagem percursiva;
  • Amostrador de solo superficial, tipo pá de aço inoxidável; 
  • Trado Manual de 4 polegadas, marca Sondec; 
  • Rompedor elétrico;
  • Máquina escavadeira, pás e picaretas.

 

A equipe técnica que conduziu os trabalhos de levantamento de dados, bem como o tratamento, análise e interpretação das informações ambientais da área em questão foi composta pelos seguintes profissionais da Tecnohidro Projetos Ambientais Ltda. listados a seguir:

  • Diretor Técnico e de Qualidade: Alexandre Maximiano, Dr.;
  • Gerente do Projeto: Fabiano Castellari Grôppo, Químico; Paulo Koki
  • Coordenador de Campo: Valdinei Jesus Mendes e Dirceu soares 

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×