Mitigação de vapores na prática: saiba tudo sobre o caso Bergamais

Um dos projetos de maior sucesso no controle e mitigação de vapores realizado pela Tecnohidro, foi nossa atuação na rede de supermercados Bergamais.

Continue lendo para conhecer todos os detalhes do caso!

Como tudo começou

Localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, no bairro Lauzane Paulista, o estabelecimento ocupa uma área que foi utilizada pela prefeitura municipal de São Paulo como aterro de resíduos.

Em função da decomposição dos resíduos aterrados, ocorre a geração de gases, principalmente do metano, acarretando riscos ambientais e ocupacionais, além de ser perigoso à saúde humana quando inalado.

Ciente da situação, a rede Bergamais contratou a Tecnohidro para eliminar qualquer risco associado à exposição de funcionários e frequentadores do local.

O supermercado era constituído por 02 pavimentos, o térreo destinado a loja e acesso ao público, e no piso superior estão os escritórios, estoques e almoxarifados. Contava ainda com um grande estacionamento.

Como a Tecnohidro atuou?

Após a contratação da Tecnohidro para gerenciar a contaminação por gás metano no solo, a abordagem dividiu-se em: Diagnóstico Ambiental, Testes Piloto e Desenvolvimento de Projeto Executivo de Remediação.

Conforme procedimentos estabelecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e legislações vigentes, elaboramos estudos de Investigação Ambiental Detalhada, Avaliação de Risco à Saúde Humana e Plano de Intervenção.

Foram realizadas 5 sondagens ambientais para amostragem de solo e instalados poços de monitoramento para amostragem de água subterrânea, além de 3 poços para coleta de ar dos poros do solo não saturado.

Na amostragem de água subterrânea, foi verificado concentrações de Criseno superior ao valor de intervenção da norma Holandesa. Ainda nessas amostras foram identificadas as substâncias alumínio, arsênio, bário, chumbo, cobalto, cromo, ferro, manganês e vanádio em concentrações superiores aos seus respectivos valores de intervenção estabelecidos pela CETESB.

As amostras de solo não apresentaram concentrações superiores aos padrões ambientais adotados para as substâncias avaliadas.

Para avaliação de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC), gerados a partir da decomposição do material orgânico aterrado, foi verificado concentrações de gás metano em dois dos poços instalados.

Na mesma época, com base nos resultados da Investigação Detalhada, foi desenvolvido a Avaliação de Risco a Saúde Humana e estabelecido um Plano de Intervenção para a área em questão.

Com base nos resultados das amostras de vapores coletadas a partir do solo não saturado, verificou-se potencial situação de risco associado a inalação de vapores provenientes do solo a partir da biodegradação de material orgânico. Ainda com base nas atividades de monitoramento, também se verificou uma possível situação de risco de explosão derivada das concentrações de gás metano superiores ao limite estabelecido.

Neste contexto, foi estabelecido um plano de intervenção para utilização segura da área de interesse, por meio da instalação de um sistema de controle de engenharia para intrusão de vapores, com monitoramento periódico para acompanhar a distribuição das massas de gases.

Após a seleção da melhor alternativa técnica, realizamos uma sequência de testes piloto e, com todos os dados necessários, demos início ao projeto de remediação, com a instalação de um sistema de engenharia ambiental para controle e mitigação de vapores.

As obras para instalação deste sistema tiveram início na última semana de setembro de 2011 e foram finalizadas em maio de 2012.

E o sistema de engenharia ambiental?

O sistema elaborado e instalado pela Tecnohidro teve como principal objetivo o controle de pressão do solo, eliminando qualquer possibilidade de intrusão dos vapores na superfície.

Além disso, a extração controlada de gás metano é realizada de forma a sempre manter o processo seguro.

Para o projeto do sistema de mitigação e controle de vapores, foram instalados 51 pontos de drenos, cerca de 5 km de linhas de extração de gases em toda a área do supermercado.

E, por sua vez, todo o sistema hidráulico possui uma automação responsável pelo monitoramento dos dados de pressão e vazão em cada linha.

Este sistema de automação tem como objetivo:

  • Registro diário dos dados de pressão, vazão, concentrações de metano, dióxido de carbono e oxigênio;
  • Alertar sobre alterações de trabalho das bombas;
  • Alertar sobre valores medidos que estejam fora das faixas adequadas de trabalho;
  • Alertar sobre o não funcionamento ou mal funcionamento de qualquer sensor utilizado para medição.

Estes alertas também serão enviados ao responsável pelo monitoramento do sistema em seu computador particular.

Entrevista com Valdinei Mendes, Coordenador de Operações

Para entender melhor como foi realizada a mitigação de vapores nessa ação de sucesso com a rede de supermercados Bergamais, conversamos com o Valdinei Mendes, que trabalha como Coordenador de Operações de Campo há mais de 14 anos conosco!

Relembramos que o local reabilitado estava em uma circunstância perigosa, como confirmado pelo entrevistado.

“A situação do local era crítica, com diversos resíduos caracterizando a área de aterros, solo de aterros, concreto, cerâmica, madeira, plásticos, tecidos e restos vegetais, que geravam gases prejudiciais à saúde humana”.

Após a contratação da Tecnohidro para realizar a Investigação Detalhada e Avaliação de Riscos Toxicológico a saúde Humana, a equipe desenvolveu um projeto de engenharia ambiental para a mitigação de vapores.

Quando perguntado sobre a sua atuação direta no serviço, Valdinei respondeu: “eu realizei diariamente as medições dos gases nos pontos de monitoramento determinados pela equipe da Tecnohidro”.

E complementou: “A minha experiência nessa campanha foi muita valiosa, porque nunca imaginei que um dia iria realizar o monitoramento de vapor em uma área de grande periculosidade e prejudicial à saúde humana, inclusive a minha por estar no local o tempo todo”.

Entretanto, o que todos nós queremos saber é o que mais marcou o nosso entrevistado em toda essa operação, e ele nos contou!

“O momento que mais me marcou nesse projeto foi acompanhar as etapas de sondagem para instalação dos poços de monitoramento de água. Durante a instalação dos tubos nos poços, o operador da máquina teve que colocar todo o peso da máquina de 5 Tonelada sobre os tubos para que não se erguessem com a pressão dos gases.”

“Essa experiência ficou marcada por toda a minha vida”, disse ele, relembrando dos detalhes do primeiro caso de risco que participou ativamente.

Precisando de ajuda?

Para conhecer outras informações técnicas do caso de mitigação de vapores na rede de supermercados Bergamais, acesse nossa página de projetos de sucesso!

Nós também podemos te ajudar! Fale agora mesmo com os nossos especialistas e descubra que temos a solução certa para você e sua empresa!

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×