Plano Nacional de Resíduos Sólidos: Governo edita decreto após 12 anos

Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) define metas, orientações, projetos e ações voltadas ao controle da produção de lixo e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros para os próximos 20 anos.

A lei sobre gestão de resíduos sólidos foi criada em 2010 e desde então aguardava ser regulamentada.

Segundo o governo, o ato recebeu contribuições em audiências públicas regionais e nacionais, possibilitando maior participação da sociedade na formação do plano.

O decreto publicado no Diário Oficial da União estabelece que até 2040 metade do lixo produzido no Brasil devera ser reaproveitado de alguma forma.

A reciclagem é o ponto prioritário do plano e traz como meta que até 2024 não tenhamos mais nenhum lixão a céu aberto no país.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 3 mil lixões ativos, nos quais cerca de 30 milhões de toneladas são destinados por ano.

Vale lembrar também que o país soma mais de 214 milhões de habitantes que geram um consumo aproximado de 82,5 milhões de toneladas de lixo por ano.

Quer se atualizar sobre as notícias ambientais? Acesse agora mesmo nosso site nosso blog.

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×