Poluição matou 9 milhões de pessoas em 2019 e demanda ações mais efetivas, segundo estudo

Mortes causadas pela poluição aumentaram 66% nas últimas duas décadas em todo o mundo.

Segundo o estudo realizado pela Comissão Lancet sobre Poluição e Saúde e publicado na revista científica The Lancet Planetary Health, os dados chegam ao equivalente a uma em cada seis mortes.

Características da Poluição

A poluição associada à pobreza extrema ainda é a maior vilã, sendo responsável por mais de 8 milhões de óbitos em todo o mundo, foram 6,67 milhão pelo ar doméstico e 1,36 milhão por água contaminada.

Outro ponto de preocupação são os dados referentes às mortes causadas por contaminação industrial, que inclui a impureza do ar ambiente e química, tendo aumentado 7% em comparação com 2015.

Compondo um total de 1,8 milhão de poluentes químicos perigosos e 900 mil mortes atribuíveis à poluição por chumbo.

Mesmo considerados como consequência não intencional da industrialização e da urbanização, o relatório aponta para a necessidade de prevenir a contaminação, retardar as mudanças climáticas e afirma que as impurezas comprometem a sustentabilidade social.

Ações contra a poluição são mais necessárias

Os autores da pesquisa Richard Fuller e Philip Landrigan indicam que, apesar dos impactos na saúde, sociais e econômicos, a luta contra a poluição ainda é um tema pouco abordado. 

Eles ressaltam ainda a importância de disseminar o uso de combustíveis fósseis para energia limpa e renovável.

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×