Por que ter uma certificação ambiental para a minha empresa?

Empresas de pequeno e médio porte veem a certificação ambiental como uma forma de ganhar destaque e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

A busca por novas tendências e modelos para sobreviver não é algo novo, muitas empresas estão sempre se reinventando e encontrando novas formas de atrair o público.

Entretanto, uma nova oportunidade surge quando as empresas investem em políticas de sustentabilidade interna como uma forma de expandir. 

Entenda mais sobre o tema a seguir, mas, para começar, vamos entender o que é certificação ambiental, licenciamento ambiental e auditoria ambiental.

O que é Certificação Ambiental?

A certificação ambiental é uma forma de comprovar que os produtos e serviços de determinada empresa seguem as normas estabelecidas por lei referentes a conservação e proteção do meio ambiente.

Ela é concedida a empresas que atendem as práticas e procedimentos ambientais definidos pelo órgão certificador e atestam que o negócio possui um diferencial frente à concorrência em seus processos produtivos ou na prestação de um serviço.

Vale lembrar que os selos de certificação ambiental são específicos e variam de acordo com o produto ou serviço oferecido. É responsabilidade da empresa entender qual se encaixa melhor a sua realidade e definir os selos que melhor atendam suas demandas.

No Brasil, o  certificado é entregue por organizações credenciadas que regulamentam o trabalho ambiental. Tais organizações também devem ser certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Serviço Brasileiro de Certificações (SBC).

Como a certificação ambiental ajuda as empresas?

A aquisição de certificados ambientais tem sido um forte reforço para empresas que buscam captação de investimentos, principalmente entre pequenos e médios negócios que apostam nesse método para expandir suas vendas e atuação no mercado, buscando fundos para empreendimentos verdes.

De acordo com o Sistema B, idealizado pela organização norte-americana B Lab, o número de negócios que conquistaram o certificado entre 2017 e 2022 cresceu quase 260%, passando de 60 empresas para 215.

O crescimento de certificações concedidas ganhou força principalmente nos últimos dois anos, já que em 2019 foram 29 certificações concedidas, 39 em 2020 e em 2021 foram 45 concessões.

Empresas de pequeno e médio portes representam 86,5% das B certificadas, e esses negócios usam a certificação como atrativo para investidores.

Vale lembrar que essa busca também combina com o interesse do público, já que a pandemia gerou muitos questionamentos sociais e mudanças de hábitos.

Uma dessas mudanças veio com a popularização do conceito ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sigla para boas práticas ambientais, de governança e sociais nas empresas, que traz essa visão de que sustentabilidade é algo integrado a todos os âmbitos das nossas vidas.

Qual a importância de uma certificação ambiental?

Os consumidores, cada vez mais exigentes, buscam por empresas que tenham garantias de qualidade e transparência em relação aos processos e produtos. Nesse quesito, está incluído a sustentabilidade e os seus três pilares: econômico, social e ambiental. 

Podemos listar entre as vantagens:

  • Maior qualidade do produto ou serviço oferecido; 
  • Melhorar reputação da empresa;
  • Um diferencial competitivo no mercado;
  • Possibilidade de acesso a novos mercados e a linhas de crédito especiais;
  • Ecoeficiência gerando economia para empresa;
  • Minimiza impactos ambientais do processo produtivo;
  • Reduz a geração de resíduos e melhora o reaproveitamento;
  • Melhora a condição de conformidade com a legislação ambiental;
  • Reduz o risco de penalização pelos órgãos responsáveis.


Os certificados são benéficos para toda a comunidade, pois também servem para educar os consumidores sobre impactos ambientais de produção, uso e descarte dos produtos consumidos, criando assim uma sociedade mais sustentável.

Certificações são a mesma coisa que Licenciamento e Auditoria Ambiental?

Auditoria Ambiental é o processo sistemático e documentado de verificação executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com critérios previamente estabelecidos.

Os resultados das auditorias são documentados por meio de relatório contendo recomendações e caracterizando um plano de ação preliminar.

Enquanto que o Licenciamento Ambiental é um procedimento que emite a Licença Ambiental, documento o qual o órgão competente que emitiu o mesmo estabelece as condições, restrições e medidas de controle que deverão ser obedecidas pela empresa para realizar a atividade.

O licenciamento é estabelecido como obrigatoriedade pela Lei 6.938/81, norma que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e traz um conjunto de regulamentos para a preservação ambiental.

Ou seja, o licenciamento é o primeiro passo para conseguir a licença ambiental que, por sua vez, é uma permissão entregue para que empresas exerçam suas atividades. Em contrapartida, a auditoria é um recurso de fiscalização para verificar se as normas e especificidades estabelecidas na licença estão sendo seguidas.

Sobre a Tecnohidro

A Tecnohidro é uma empresa 100% brasileira e especialista em soluções ambientais e gerenciamento de áreas contaminadas, com atuação em todo o território nacional.

Com profissionais altamente capacitados e com experiência sólida no mercado de engenharia ambiental, a Tecnohidro oferece as melhores soluções em consultoria e engenharia ambiental!

Deseja saber mais sobre soluções ambientais? Entre em contato agora mesmo!

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×