Reduzir a poluição aumentaria em 2 anos a expectativa de vida

De acordo com a Universidade de Chicago, reduzir a poluição do ar aumentaria em até dois anos a expectativa de vida da população.

Segundo o relatório, reduzir de forma permanente a contaminação do ar no mundo, causada principalmente pelos combustíveis fósseis, para cumprir as recomendações da OMS adicionaria 2,2 anos à expectativa de vida do ser humano.

     

Métodos para reduzir a poluição

Em 2021, a Organização Mundial de Saúde redefiniu as escalas de medição das micropartículas para alertar os perigos e promover a implementação de medidas de saúde, já que tais materiais são cancerígenos.

A OMS adverte ainda que as micropartículas com tamanho equivalente ou inferior a 2,5 mícrons, aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo humano, são capazes de passar dos pulmões para o sangue, o que aumenta as probabilidades de câncer.

Em outros lugares do mundo a redução de poluição pode ser ainda mais benéfica, como nos estados indianos de Uttar Pradesh e Bihar, nos quais o aumento pode chegar a oito anos com a adoção de medidas. Na capital, Nova Délhi, poderia aumentar até 10 anos.

Já em países do sudeste asiático, a expectativa de vida na região poderia aumentar em até cinco anos se a poluição fosse reduzida aos padrões recomendados.

Também entraram na lista de que sofrem com os níveis elevados de poluição as regiões de Bangladesh, Índia, Nepal, Paquistão, assim como partes do centro e oeste da África e América Central.

 

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×