Evento estimula população a colocar em prática o conceito de Lixo Zero

Informações técnicas

Cliente: Parceria Público-Privado Habitacional 

Projeto: Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Avaliação de Risco, Plano de Intervenção, Execução do Plano e Monitoramento Ambiental

Período: 2019 a 2022

 

Relato do caso

Dando continuidade ao gerenciamento ambiental desenvolvido na área de estudo, foi elaborado o Relatório de Investigação Confirmatória, em que amostras de solo e água foram coletadas e, após as análises e interpretação dos resultados, duas das três áreas de interesse foram definidas como contaminadas. Na Investigação Detalhada, foram feitas novas sondagens e instalações de poços de monitoramento e de gás. A partir disso, foram estimadas as massas de contaminação em fase retida e dissolvida de óleo e cloreto de vinila.

Na etapa da Avaliação de Risco à Saúde Humana, foi desenvolvido o Modelo Conceitual de Exposição (MCE), em que foram definidas as unidades de exposição, receptores e vias de exposição nas áreas de interesse. As 3 áreas de interesse foram consideradas contaminadas (óleo tipo BPF, Compostos Orgânicos Voláteis e organoclorados) e toda a área da Usina foi considerada como Área Contaminada com Risco Confirmado.

As medidas implantadas no Plano de Intervenção foram diferentes para cada área, justamente pelos diferentes tipos de contaminação. Medidas de remediação, como a oxidação e redução química, e de engenharia, como escavação e remoção do solo impactado, foram definidas. Foi proposto o Monitoramento Ambiental em 3 campanhas semestrais e a área foi subdividida para o melhor acompanhamento dos trabalhos de campo e objetividade da elaboração dos relatórios. Esta etapa ainda está em progresso, mas os resultados obtidos até agora nas etapas de Monitoramento Ambiental já mostram uma grande diminuição na concentração dos contaminantes (cloreto de vinila dissolvido), o que indica que as medidas de remediação estão funcionando. 

Por enquanto, a área está classificada como Área em monitoramento para Encerramento, uma vez que o objetivo do gerenciamento da área é encaminhar o processo ambiental para seu encerramento, junto ao órgão ambiental regulador (CETESB).

Sistemas implantados no Plano de Intervenção:

  • Oxidação Química in situ (ISCO) por Persulfato Modificado, Permanganato e Reagente de Fenton;
  • Escavação e remoção de tanques;
  • Escavação e Remoção de Solo com traços de óleo;

 

A equipe técnica que conduziu os trabalhos de levantamento de dados, bem como o tratamento, análise e interpretação das informações ambientais da área em questão foi composta pelos seguintes profissionais da TECNOHIDRO Projetos Ambientais Ltda. listados a seguir:

  • Diretor Técnico e de Qualidade: Alexandre Maximiano, MsC;
  • Analista Ambiental: Paulo Koki, Letícia Deloque e Vilma Sayuri;
 

Leia por categoria

Assine a newsletter para ficar atualizado

Compartilhe

Fale conosco

Nossa equipe de especialistas está a sua disposição para que possamos atender todas as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível

×