A DOMAS promoveu no Rio de Janeiro, em 5/5/15, um muito bem sucedido encontro que contou com a presença das associadas Ale, BR, Ipiranga e Raízen. O objetivo foi refletir sobre o futuro, rever metas e elaborar agenda positiva e plano de ação nas áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Os participantes avaliaram o cenário nacional de meio ambiente, segurança, saúde e sustentabilidade e seus impactos nas atividades do setor, e realizaram um brainstorm para propor novas estratégias de atuação da DOMAS com metas mensuráveis e auditáveis e que possam gerar valor para as associadas.

Temas como Licenciamento Ambiental, revisão da NR20, Exposição Ocupacional ao Benzeno entre outros foram discutidos, o que proporcionou a revisão mais objetiva de conceitos e da atual estrutura de Grupos de Trabalho da Diretoria.

A Gerência Executiva da DOMAS espera reunir a qualificação técnica das equipes das associadas, o reconhecimento externo das ações do Sindicom e da Domas e o bom número de procedimentos, normas técnicas, projetos de lei e políticas de licenciamento disponíveis no mercado, para se adequar às crescentes demandas nas áreas de saúde, segurança, ambiental, principalmente no gerenciamento de áreas contaminadas.

Para buscar operacionalizar os objetivos do encontro, os participantes apresentaram propostas de unificação de manuais, cartilhas e procedimentos para terceirizados, maior integração entre os GTs com agendamento de reuniões com “pautas casadas”, acesso ao sistema SAT PL e SAT PN para todos o membros dos GTs e maior contribuição das associadas ao “Lições aprendidas”, entre outras.

Treinamento: Manuais Operacionais

No Portal DOMAS estão disponibilizadas versões revisadas dos Manuais Operacionais de Segurança e Meio Ambiente para Postos de Serviços e Bases e Terminais. Também, os antigos mas atualizados Manuais de Operações Aquaviárias voltaram a ser disponibilizados no portal para consulta ou download pelas associadas.

Treinamento: Ensino a Distância (EaD)

Os membros das associadas já podem assistir, no Portal DOMAS, ao módulo introdutório do EaD de Motoristas. Nesta seção do menu Treinamento também estão à disposição das associadas os módulos do Treinamento de Motoristas e o material dos instrutores que contém, slide por slide, a fala com conteúdo técnico que os instrutores precisam estudar para passar para os treinandos.

Qualquer transportadora poderá utilizar o treinamento bastando a associadas disponibilizar o material para seus contratados.

Treinamento: Gestão de Áreas Contaminadas (GAC)

Mais uma novidade no Portal DOMAS, o tema Gestão de Áreas Contaminadas é objeto de trabalho da Diretoria para, também, ser disponibilizado treinamento a distância às associadas, seus terceirizados ou representantes de órgãos ambientais interessados. Os módulos de treinamento estão em produção mas os membros das associadas já podem acessar o link e assistir o módulo introdutório, para conhecer o Programa de Treinamento de Gestão de Áreas Contaminadas mais detalhadamente.

Projeto de monitoramento, controle e mitigação de vapores no solo

A preocupação com a qualidade ambiental do habit humano e a tendência de crescimento do número de áreas contaminadas identificadas no Brasil, gerou a necessidade de gerenciamento e controle da intrusão de vapores em espaços confinados, que é um caminho para a exposição das pessoas à vapores de substâncias químicas originadas em uma área contaminada.

A fim de estabelecer estratégias de monitoramento, controle e mitigação de vapores no solo, a DOMAS em parceria com a Escola Politécnica e a Geociências da USP, desenvolvem um projeto para estudar o comportamento de vapores de compostos orgânicos voláteis associados a contaminação por derivados de petróleo na zona não saturada de solos tipicamente brasileiros.

Desta forma, pretende-se (1) Adaptar os procedimentos internacionais utilizados para estudos de intrusão de vapores, considerando a realidade dos solos brasileiros, (2) Desenvolver estudos acadêmicos visando ao entendimento da dinâmica de transporte e atenuação de contaminantes em fase vapor em solos brasileiros e (3) Estabelecer boas práticas no gerenciamento de áreas contaminadas no que diz respeito a diagnóstico, monitoramento e controle (mitigação) de intrusão de vapores.

Este Projeto será ferramenta para que o SINDICOM discuta com os Órgãos Ambientais Reguladores, principalmente a CETESB, a utilização de alternativas de controle de intrusão de vapores como opção de controle de exposição em Projetos de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

No último dia 5/5, o time de meio ambiente do SINDICOM e suas associadas, juntamente com o consultor técnico Alexandre Maximiano, responsável pelo projeto, visitaram o laboratório LMS-Eng.Civil Poli-USP para conferir o andamento dos experimentos realizados pela equipe acadêmica responsável.

Fonte: Domas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×