Sabe aqueles DVDs ou CDs antigos que estão sem uso? Eles podem ajudar a purificar a água contaminada em vez de poluírem o planeta ao serem jogados no lixo. Essa importante descoberta foi feita pelo Centro de Pesquisas para Ciências Aplicadas da Universidade Nacional de Taiwan. A equipe de cientistas liderada pelo físico Ding Ping Tsai utilizou a superfície das mídias para estimular a multiplicação de barras de óxido de zinco. A substância é um semicondutor barato, que pode agir como fotocatalisador, partindo moléculas de poluentes quando iluminada com luz ultravioleta.

Devido à resistência e à capacidade de girar em alta velocidade, o disco permite que a água derramada sobre ele se espalhe em finas camadas, facilmente atravessadas pela luz. Essa característica torna o processo de despoluição mais rápido.

O sistema desenvolvido é capaz de tratar até 150 ml de água por minuto. “Discos ópticos são baratos, fáceis de encontrar e comumente utilizados”, afirma o físico. Segundo Tsai, a técnica poderia ser usada em pequena escala para limpar esgoto doméstico, águas pluviais, efluentes industriais e resíduos agrícolas.

O método também foi testado em água com corante durante uma hora. Ao longo desse período, foi possível reduzir em até 95% a quantidade dos pigmentos presentes no líquido. “O reator do disco giratório é pequeno, consome pouca energia e processa a água de modo mais eficiente do que outros sistemas já testados”, comemora Tsai.

Fonte: Docol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×