O Hospital das Clínicas constituiu a Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HC/UFPE. Na tarde de quinta-feira (7), foi assinada pelo diretor superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, a Portaria 63/2013/HC, que cria o grupo de trabalho cujo objetivo é contribuir para a elaboração e efetiva implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos no âmbito da instituição. No mesmo dia, foi realizada a primeira reunião da Comissão em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental da UFPE a fim de compartilhar as ações que estão sendo desenvolvidas nas duas instituições acerca do gerenciamento de resíduos sólidos.

“Um diagnóstico sobre a situação do lixo no HC já havia sido feito pelo grupo do Gespública, mas tinha sido um trabalho isolado. A ideia é integrar os trabalhos desenvolvidos na área e definir as ações que serão implementadas”, afirmou a responsável técnica da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HC/UFPE, a enfermeira Helena Suely D’Albuquerque. Nessa primeira reunião, foi apresentado um panorama da situação dos resíduos no hospital e o que poderá ser feito a curto e médio prazo.

A Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é composta por 23 servidores do HC, das áreas de Arquitetura e Engenharia, Cipa, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Cirurgia Ambulatorial, Unidades Administrativas, Farmácia, Gestão do Contrato de Higiene e Conservação, Agência Transfusional, Internação, Laboratório, Medicina Nuclear e Radiologia, Núcleo de Educação Permanente, Nutrição, Planejamento e Patrimônio.

“Este será um trabalho de educação ambiental. Os membros da comissão serão multiplicadores de informações. Será desenvolvido um trabalho para conscientizar a comunidade hospitalar sobre a forma correta de manejo dos resíduos sólidos e sobre a importância da redução e da reciclagem”, pontuou Helena Suely.

Já estão programadas visitas técnicas a outras unidades de saúde, consideradas modelo em vigilância sanitária e ambiental, e um treinamento sobre resíduos sólidos, que será ministrado pela enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC, Marta Leandro, no próximo dia 21, no HC. A comissão também está formando um acervo bibliográfico, que estará disponível a comunidade hospitalar, com monografias e dissertações de autoria dos membros do grupo.

Os resíduos sólidos do serviço de saúde, mais conhecidos como lixo hospitalar, são um dos tipos de resíduos que mais traz preocupação aos gestores porque sua destinação e tratamento requerem cuidados especiais os quais estão normatizados em legislação específica. O objetivo é seguir, de fato, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as portarias estabelecidas pela Anvisa e pelo Conama, permitindo, assim, que haja um avanço no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Fonte: UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×