Metais pesados como cádmio e chumbo podem trazer riscos à saúde. Inmetro vai regulamentar uso de substâncias químicas em joias e bijuterias.
O Inmetro vai regulamentar o uso de substâncias químicas nas joias e bijuterias fabricadas e vendidas no país. Alguns desses produtos contêm metais pesados como cádmio e chumbo que podem trazer riscos à saúde.

No mercado da vaidade, tudo que brilha vira isca. Não importa se é joia ou bijuteria barata. Quando o preço é baixo então. “Eu compro vários anéis, desses que usa pouco, descartáveis, ficou feio jogo fora”, conta uma mulher.

Mas é bom ficar ligado no que vem junto com esses produtos. Pesquisa feita pelo Inmetro em joias e bijuterias no país revelou a concentração de metais pesados como chumbo e cádmio em até 60 vezes acima dos níveis permitidos na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil até hoje não há regulamentação sobre isso.

A maior parte desses produtos vêm da Ásia. Os metais pesados são usados para baratear os custos. São substâncias tóxicas que oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde.

“Em geral, ele é revestido com um banho metálico que protege essa migração, mas quando o banho não é de boa qualidade, e isso acontece nessas joias mais baratas, ele se decompõe facilmente com o próprio suor, com a acidez do suor e faz com que o cádmio ou o chumbo migrem para o organismo humano aí ele tem efeito acumulativos podendo provocar doenças renais, no sistema nervoso central, doenças hepáticas. Esse é o risco dele”, alerta diretor de avaliação do Inmetro Alfredo Lobo.

Quando o metal pesado é descartado em lixões, pode contaminar o solo e as águas subterrâneas. O Inmetro está propondo limite máximo para o uso de cádmio e de chumbo nas joias e bijuterias no Brasil.

O instituto abriu uma consulta pública para receber propostas de vários setores. A portaria com as novas regras deve ser lançada em abril. Depois, quem quiser ir às compras, poderá se sentir mais bonita e segura.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×