Governo excluiu o município da lista de certificados com o selo Verde Azul.
Dez itens serão contestados e, se acolhidos, poderão somar 17,7 pontos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira (SP) informou que irá recorrer da avaliação do governo estadual que excluiu o município da lista de certificados com o selo Verde Azul. Dez itens serão contestados. Se forem acolhidos, poderão somar 17,7 pontos à média da cidade, que obteve nota final 65 e ficou na 187ª posição no estado, e colocá-la no ranking.

O selo, dado aos municípios com nota acima de 80, garante prioridade na obtenção de recursos públicos para investimento em projetos ambientais. A média avalia ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, gestão das águas, qualidade do ar e estrutura ambiental. Na região, somente Santa Bárbara d’Oeste (SP) foi certificada em 2013.

No ano passado, Limeira também questionou o resultado e conseguiu ampliar a média em dois pontos, o que garantiu a certificação. “Considerando a ponderação de 2012 com a mesma avaliação que foi obtida em 2013, a nota final poderia subir três pontos. Tanto que em 2012 mais cidades conseguiram nota superior a 80, o que fez esse número cair de 141 para 67 cidades com selo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Alquermes Valvasori.

Cenário promissor

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a nota média dos municípios participantes subiu de 40,35 em 2012 para 46,25 em 2013. “Entre as ações avaliadas, duas iniciativas chamaram a atenção: o avanço significativo do número de municípios com Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a configuração de um cenário promissor para a inibição do consumo de madeira ilegal”, informou a pasta. A primeira cidade do ranking foi Sorocaba (96,5 pontos) e a última foi Campos Novos Paulista (-2,8 pontos).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×