Pesquisador da Embrapa identifica fontes de água subterrânea como alternativa ao abastecimento nos grandes centros

Com vistas a identificar as áreas com maior vulnerabilidade da água subterrânea à contaminação, acaba de ser publicado o trabalho intitulado “Índice de Vulnerabilidade de Água Subterrânea à Contaminação – VIX”.

O índice VIX, busca, sobretudo, garantir o ordenamento e o planejamento de atividades humanas no espaço geográfico. Confira a publicação on-line. 

O trabalho defende a água como maior recurso natural do planeta, fundamental para a sobrevivência humana e o desenvolvimento socioeconômico dos países. Por essa razão, é necessário garantir sua qualidade para um abastecimento econômico e seguro de água potável nos meios urbano e rural.

Nesta perspectiva, as fontes de água subterrânea se mostram com importância estratégica, pois são uma alternativa de suprimento de qualidade a relativo baixo custo.

“Diversas atividades humanas afetam a qualidade e a potabilidade das águas. Essas atividades, especialmente quando desenvolvidas em áreas onde as águas subterrâneas estão em condições de maior vulnerabilidade à contaminação, representam uma grande ameaça à qualidade da água, podendo, por consequência, colocar em risco a conservação da biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência da espécie humana”, escreve o autor e gerente-geral da Embrapa Gestão Territorial, Claudio Spadotto.

Por essa razão, é preciso adotar medidas para mitigar possíveis impactos negativos a esse importante recurso, completa ele.

No Comunicado Técnico é apresentada a descrição do índice VIX, com um exemplo da sua aplicação.

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×