O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, está investindo em novas tecnologias. Para realizar o monitoramento ambiental em áreas rurais Fluminenses, a iniciativa está testando um drone, veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente. Os primeiros testes para utilização do equipamento, fruto da parceria do Governo do Estado com universidades e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, aconteceram na semana passada.

O drone, que permite fazer fotos e vídeos, inicialmente será usado para o mapeamento de ecossistemas no entorno das matas ciliares das microbacias hidrográficas da Região Serrana. De acordo com a legislação, a vegetação à beira dos rios compõe uma área de proteção permanente, de grande importância para a preservação dos recursos hídricos.

O equipamento, que veio da Alemanha, pesa cerca de um quilo e foi adquirido com recursos do governo europeu, através do Projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro, que vem realizando ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Estado desde o ano passado, junto com o Rio Rural. Além do monitoramento dos recursos hídricos, o equipamento poderá apoiar a gestão de microbacias e o manejo de práticas agropecuárias sustentáveis.

– Estamos trabalhando para adaptar tecnologias, inclusive aquelas que não são específicas do setor agrícola, como os drones, e colocá-las a serviço de quem vive no campo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e produtivas – afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×