Sindicom vem em sua parceria com a ABEMA vem realizando, desde 2008 iniciativa pioneira no treinamento de Técnicos das OEMA – Órgãos Estaduais de Meio Ambiente em conjunto com técnicos das Associadas Sindicom e dos Sindicatos da Revenda de Postos de Serviços.

Este convenio entre o Sindicom e ABEMA, realizou inicialmente 4 seminários na região Norte / Nordeste congregando a participação de 176 técnico das OEMAS destas regiões, e em seguida com a contribuição direta da CETESB deu continuidade a iniciativa Seminários mais detalhados de 3 dias.

Nesta segunda fase, o convenio vem sendo renovado anualmente, e já realizou eventos em 18 dos 26 estado do pais, envolvendo mais de 1000 treinandos, totalizando mais de 20 mil homens hora de treinamento.

Nestes eventos são analisadas a Gestão de Licenciamento de Postos de Serviços, Normalização da ABNT e CONAMA, complementados por 2 dias e meio de Gestão de Áreas Contaminadas.

Nesta ocasião é estimulado a formação de Grupos de Trabalho, para analise, revisão ou desenvolvimento de Procedimentos de Licenciamento e de Gestão da Áreas Contaminadas, que reúne profissionais do órgão normalizador e fiscalizador e da Iniciativa privada de forma a propor a respectiva OEMAs procedimentos de Consenso.

São estes os principais resultados da parceria entre o Sindicom e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), renovada mais uma vez, em novembro, para a continuidade das ações de treinamento.

Este esforço a nível nacional tem a participação também da Fecombustiveis através de seus sindicatos estaduais e do Sindicato dos Transportadores Revendedores Retalhistas (SindTRT).

O apoio à ação das agências estaduais tem sido pioneira e exemplar no mercado brasileiro, destaca o gerente de Meio Ambiente do sindicato, Antonio Nóbrega. “A iniciativa de capacitar os órgãos ambientais em metodologias avançadas de gestão de áreas contaminadas é pioneira”, e tem obtido muita receptividade pela ABEMA, OEMAs e Agencias Municipais.

O tema, GAC (Gestão de Áreas Contaminadas ) em seus vários aspectos, é um dos principais alvos de atuação da DOMAS, com estudos conjuntos com a CETESB, Universidades, e representação na produção de normas ABNT, assim como a produção de Manuais Sindicom específicos .

Fonte: Sindicom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×